Tenho que admitir que adoro um bom filme de drama familiar,ainda
mais se for um daqueles que você sai do cinema encharcado de lágrimas e com
muita coisa para pensar.O que eu acho mais incrível é que, apesar das produções
serem,na maioria dos casos,relativamente simples,o roteiro costuma ser
extremamente complexo,o que nos faz perceber que não necessariamente precisamos
de super poderes,mundos desconhecidos e máquinas futurísticas.Às vezes, a
verdadeira adrenalina da vida pode estar
dentro da nossa própria casa.
1.
Beleza
Americana
Esse é sem dúvida um dos meus
filmes favoritos. Beleza Americana é uma daquelas histórias que poderia
acontecer em qualquer lugar no mundo, e é impossível não achar pelo menos um
personagem familiar. Lester Burham (Kevin Space,em uma atuação
fantástica que lhe rendeu o Oscar de melhor ator) está infeliz com sua vida,que
parece não progredir,ficando limitada a mesma mesmice de sempre.O tédio segue
até o dia em que conhece a amiga de sua filha(Tora Birch),e resolve,a
partir daí,mudar os rumos de seu cotidiano.
O longa mostra, sem apelar
para lições de moral e melosismo barato, que todas as pessoas têm problemas,
mas como elas lidam com eles é o que as diferem uma das outras.O filme ganhou
cinco Oscars,incluindo o de melhor filme.
2.
Álbum
de Família
Esse filme acabou de
ser lançado no Brasil e já é um dos meus preferidos. A história - que parece
mais uma tragicomédia do que qualquer outra coisa- mostra a trajetória de três
irmãs que, após o desaparecimento misterioso do pai, Sam Shepard,
se vêem obrigadas a voltar para casa para
cuidar da mãe viciada (Meryl Streep). Além das atuações fantásticas – estou cada
vez mais certa de que Meryl Streep não é desse mundo-,o filme chega a causar
até uma pontada de incômodo de tão realista que é.Vale muito a pena.
3. A Separação
Tenho
que confessar que esse foi o primeiro filme iraniano que eu assisti na vida. Sempre
gostei do cinema europeu e do latino-americano, mas nunca tinha visto um longa
totalmente falado em persa. Admito: adorei ficar uma hora e cinqüenta minutos ouvindo
uma língua que eu não entendia uma única palavra. Enfim, comentários à parte, o
filme vale muito a pena, não apenas pelo conflito familiar incrivelmente humano
e realista, mas também por mostrar outro lado do Irã que não costumamos ver no
jornal. Na história, Nader e Simin estão prestes
a se separar. Enquanto a esposa quer morar no exterior, Nader quer continuar no
país para cuidar do pai que tem Alzheimer. Após
a separação, ele contrata uma empregada para cuidar do doente, mas um acidente
na escada de seu apartamento acaba mudando a vida de todos a sua volta. Ganhou
um Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e um Urso de Ouro de melhor filme.
4. Foi Apenas Um Sonho
Se
fizessem uma enquete, provavelmente 70% do público- e eu faço parte dessa
estatística- diria que decidiu assistir Foi
Apenas Um Sonho por causa do famoso casal de Titanic. Realmente, eles são incríveis, e aqui, como não poderia
deixar de ser, dão mais um show de interpretação. Mas o mérito do longa está
longe de se resumir a isso. Frank (Leonardo DiCaprio) e April
(Kate Winslet) são um casal que resolve se mudar para uma casa em um
típico subúrbio americano.Apesar do conforto e das regalias,ambos se sentem
infelizes,até o dia em que surge a ideia de se mudarem para Paris e darem novos
ares às suas vidas miseráveis.
5. Amor
Esse
foi um dos filmes que mais me impactaram na vida. A menos que você tenha
dormido-ele pode ser bem cansativo em alguns momentos -, é impossível não dispensar
alguns minutos para refletir sobre a história e seu comovente desfecho.Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle
Riva) estão casados há muitos anos e juntos têm uma filha. Após Anne sofrer um derrame,
Georges se desdobra para cuidar da parceira, e se adaptar aos novos desafios
impostos pela fatalidade. Venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário