6.1.14

Top 5 filmes com dramas familiares

Tenho que admitir que  adoro um bom filme de drama familiar,ainda mais se for um daqueles que você sai do cinema encharcado de lágrimas e com muita coisa para pensar.O que eu acho mais incrível é que, apesar das produções serem,na maioria dos casos,relativamente simples,o roteiro costuma ser extremamente complexo,o que nos faz perceber que não necessariamente precisamos de super poderes,mundos desconhecidos e máquinas futurísticas.Às vezes, a verdadeira  adrenalina da vida pode estar dentro da nossa própria casa.

1.      Beleza Americana

Esse é sem dúvida um dos meus filmes favoritos. Beleza Americana é uma daquelas histórias que poderia acontecer em qualquer lugar no mundo, e é impossível não achar pelo menos um personagem familiar. Lester Burham (Kevin Space,em uma atuação fantástica que lhe rendeu o Oscar de melhor ator) está infeliz com sua vida,que parece não progredir,ficando limitada a mesma mesmice de sempre.O tédio segue até o dia em que conhece a amiga de sua filha(Tora Birch),e resolve,a partir daí,mudar os rumos de seu cotidiano.
O longa mostra, sem apelar para lições de moral e melosismo barato, que todas as pessoas têm problemas, mas como elas lidam com eles é o que as diferem uma das outras.O filme ganhou cinco Oscars,incluindo o de melhor filme.


 2.      Álbum de Família

Esse filme acabou de ser lançado no Brasil e já é um dos meus preferidos. A história - que parece mais uma tragicomédia do que qualquer outra coisa- mostra a trajetória de três irmãs que, após o desaparecimento misterioso do pai, Sam Shepard,
se vêem obrigadas a voltar para casa para cuidar da mãe viciada (Meryl Streep). Além das atuações fantásticas – estou cada vez mais certa de que Meryl Streep não é desse mundo-,o filme chega a causar até uma pontada de incômodo de tão realista que é.Vale muito a pena.

3. A Separação

Tenho que confessar que esse foi o primeiro filme iraniano que eu assisti na vida. Sempre gostei do cinema europeu e do latino-americano, mas nunca tinha visto um longa totalmente falado em persa. Admito: adorei ficar uma hora e cinqüenta minutos ouvindo uma língua que eu não entendia uma única palavra. Enfim, comentários à parte, o filme vale muito a pena, não apenas pelo conflito familiar incrivelmente humano e realista, mas também por mostrar outro lado do Irã que não costumamos ver no jornal. Na história, Nader e Simin estão prestes a se separar. Enquanto a esposa quer morar no exterior, Nader quer continuar no país para cuidar do pai que tem Alzheimer. Após a separação, ele contrata uma empregada para cuidar do doente, mas um acidente na escada de seu apartamento acaba mudando a vida de todos a sua volta. Ganhou um Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e um Urso de Ouro de melhor filme.

4. Foi Apenas Um Sonho

Se fizessem uma enquete, provavelmente 70% do público- e eu faço parte dessa estatística- diria que decidiu assistir Foi Apenas Um Sonho por causa do famoso casal de Titanic. Realmente, eles são incríveis, e aqui, como não poderia deixar de ser, dão mais um show de interpretação. Mas o mérito do longa está longe de se resumir a isso. Frank (Leonardo DiCaprio) e April (Kate Winslet) são um casal que resolve se mudar para uma casa em um típico subúrbio americano.Apesar do conforto e das regalias,ambos se sentem infelizes,até o dia em que surge a ideia de se mudarem para Paris e darem novos ares às suas vidas  miseráveis.

5. Amor

Esse foi um dos filmes que mais me impactaram na vida. A menos que você tenha dormido-ele pode ser bem cansativo em alguns momentos -, é impossível não dispensar alguns minutos para refletir sobre a história e seu comovente desfecho.Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) estão casados há muitos anos e juntos têm uma filha. Após Anne sofrer um derrame, Georges se desdobra para cuidar da parceira, e se adaptar aos novos desafios impostos pela fatalidade. Venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário