31.8.15

Analisando o álbum: Buckingham Nicks (1973)

Stevie Nicks e Lindsey Buckingham possuem uma das relações mais conturbadas do rock n' roll. Os dois se conheceram em uma festa do colégio, na qual Lindsey estava fazendo uma pequena performance. Stevie ficou interessada naquele garoto e resolveu se juntar a ele. Ele estava tocando 'California Dreamin' do Mamas and Papas e ela começou a cantar em harmonia.

Os dois se cumprimentaram, ela ficou cativada por ele e vice versa, mas os dois não se viram por mais dois anos. Foi somente quando Lindsey estava tocando na banda Fritz e precisava de um vocalista que Stevie foi chamada para se juntar a eles. O ano era 1968 e Stevie revela que "de repente eu era rock n' roll." Antes, ela investia na música folk.

A banda durou mais três anos, mas depois da dissolução do grupo, o casal resolveu se mudar para Los Angeles onde encontrariam mais opções como músicos. Stevie trabalhava para sustentar a si mesma e o namorado, já que os dois concordaram que seria melhor que ele se concentrasse em se aprimorar como músico. Quando eles conheceram o produtor Keith Olsen, as músicas que eles escreveram durante aqueles dois anos se tornaram realidade.

O ano era 1973 e o álbum se chamava Buckingham Nicks.


O álbum foi lançado em setembro de 1973, com dez faixas musicais. Na época, o álbum não fez qualquer tipo de sucesso comercial, mas foi o que chamou atenção de Mick Fleetwood para chamá-los a se juntar a banda Fleetwood Mac.

Antes disso, no entanto, o duo se concentrava em seu primeiro álbum. Vamos conhecer mais sobre o disco?

1ª Faixa: Crying in the Night - escrita por Stevie. 


A primeira canção do álbum já mostra a voz única de Stevie que arrebatou os anos 1970. Aqui Stevie avisa sobre certas garotas que vão conquistar seu coração, mas o deixarão chorando depois. O ritmo animado da música e a batida do pandeiro, mostram a influência da música folk que a cantora tanto gostava antes de se juntar ao Fritz.

2º Faixa: Stephanie - escrita por Lindsey. 


Sobre a música, Lindsey avisa que somente a nomeou assim, porque não tinha pensado em um nome ainda e Stevie disse que seria legal dar o nome de Stephanie. Para aqueles que não sabem, Stephanie é o nome verdadeiro da Stevie.
No entanto, ao escutar os acordes do violão de Lindsey você consegue sentir o sentimento forte, quase como alguém que está se apaixonando pela primeira vez, mas que está melancólico sobre o seu destino.

3º Faixa: Without a Leg to Stand On - escrita por Lindsey. 



É nesta faixa que Lindsey revela o que fãs de Fleetwood Mac já conhecem: ele é uma pessoa difícil. Aqui ele especifica seus caprichos no trecho: 'Nobody wants to keep you, when you're in love with the game.' (ninguém quer ficar com você, quando você é apaixonado pelo jogo). A ambição de Lindsey e a  busca pela fama que ele acredita merecer são os motes ilustradores dessa música.

Ele também revela seu medo de ver o tempo passando e de seu presente não ser como ele havia imaginado para si mesmo.
Definitivamente uma canção que afirma os receios de Stevie na música 'Long Distance Winner'.

4ª Faixa: Crystal - escrita por Stevie. 



Esta é uma das músicas mais lindas, em termos de escrita, deste álbum. Nele, Stevie fala sobre como é perceber estar apaixonada por alguém. Pode ser amor à primeira vista ou não, mas a autorrevelação de estar amando, faz com que a "água" se feche em seu amor e o transforme em seu cristal, seu amuleto.

Uma metáfora do que o amor pode se tornar no outro. Transformou Stevie num imã que não conseguiu livrá-la da maré. Agora se ela se afogar ou nadar, é algo que ela terá que descobrir com seu amor.

5º Faixa: Long Distance Winner - escrita por Stevie.



A minha música favorita do álbum, LDW foi escrita para Lindsey. Aqui ela conta a luta que trava pela alma de Lindsey com sua música. Stevie sabe que não pode mudá-lo e por isso tenta sempre alcançá-lo e 'levar a água até ele', ou seja, estar com ele sempre que ele precisar. Tornar-se seu porto seguro.

'You love only the tallest trees.' - evidencia o amor de Lindsey pelos desafios e seu desejo de ser sempre o vencedor, não importa o que aconteça. Mas a comparação de Stevie com girassóis e o rosto dele mostram o seu outro lado, um lado doce, que ela precisa cultivar, precisa regar!

6ª Faixa: Don't Let me Down Again - escrita por Lindsey. 




Aqui vemos a parte mais vulnerável de Buckingham. Ele e Stevie tinham uma relação conturbada desde o início. Ele pede para que ela nunca o deixe e se gaba ao dizer que foi o melhor rapaz que Stevie já conheceu.

"There's just one thing I'd like you to know/ I got no more to lose if you go"
(Só há uma coisa que eu gostaria que você soubesse, eu não tenho mais nada a perder se você se for.)

Mas ele também mostra seu lado rancoroso, ao dizer que se ela o deixá-lo, é só esperar para ver. As músicas dele em Rumours estão de prova!

7º Faixa: Django - escrita por John Lewis
 
(escute o original por aqui!) 

Em Django, Stevie e Lindsey homenageam um dos mestres do Jazz, John Lewis. O músico foi responsável por um dos grupos mais famosos desse estilo musical, o Modern Jazz Quartet.
Suas composições foram muitas vezes comparada as de estilo barroco, ao usar elementos de jazz e de música clássica.

Lindsey utiliza apenas os primeiros 1:30 da original Django no álbum, mas ao escutar o LP completo é fácil perceber porque esse trecho tinha que ser incluído. Confira você também!


8º Faixa: Races are Run - escrita por Stevie


Rumores na internet afirmam que essa música é sobre o fim da banda Fritz e o fato de Stevie e Lindsey terem seguido em frente sem eles. Embora sem qualquer respaldo documental, essa análise não parece muito destoante do sentido da música.

O mais provável, porém, é essa música ser sobre o fato de o casal lutar para conseguir um lugar no mundo do entretenimento e ter que "correr" para assegurar que conseguirão sobreviver.

'Some people win, some people always have to lose." 
(algumas pessoas ganham, algumas sempre tem que perder) 

Eles não querem ser os perdedores e claramente não o foram! 

9ª Faixa: Lola (My Love) - escrita por Lindsey.


Apesar de não achar qualquer referência sobre o significado desta canção, é provável, ao me ver, que ela seja baseada em Lola do The Kinks. Apesar da primeira ser baseada em um travesti, a versão de Lindsey conta a história de uma Lola do gênero feminino que sabe como agradar um homem. Uma correlação direta ao trecho do The Kinks: "But Lola smiled and took me by the hand and said "Dear boy, I'm gonna make you a man" (Lola sorriu e pegou na minha mão e disse: menino, eu te tornarei um homem.)

O ritmo frenético e sensual da guitarra de Buckingham contribui para tornar essa curta canção em uma das mais destoantes do álbum, porém também uma das mais interessantes.

10ª Faixa: Frozen Love - escrita por Stevie e Lindsey. 



A "lenda" conta que Mick Fleetwood apenas contatou o casal depois de escutar essa música. Quatro meses depois do lançamento do álbum, Stevie e Lindsey faziam parte de uma das bandas mais famosas dos EUA e devem agradecer ao seu incrível dueto nesta composição por isto.

A canção conta sobre o relacionamento dos dois e o fato de que mesmo que um seja mais bem sucedido que o outro, eles sempre estarão ali para se ajudar. Se amar!

Uma linda declaração de amor e de um paixão que permanecerá 'congelada' no tempo. Pelo menos em suas músicas.


E aí, gostaram da resenha? O que acharam do relacionamento da Stevie e do Lindsey? E do álbum? É só comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário